• Caetité: Fé e emoção marcam a primeira noite da Festa de Santana 2018

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    18/07/2018 - 10:00


    CAETITÉ

    Com o tema “Cristãos leigos e leigas: homens e mulheres da Igreja no coração do mundo e do mundo no coração da Igreja” a paróquia senhora Santana preparou o novenário que enaltece o papel do leigo no catolicismo

    A primeira novena da Festa de Santana sempre é a mais aguardada e concorrida. E em 2018 não foi diferente. A parte religiosa da Festa em louvor à Senhora Santana iniciou-se nesta terça-feira (17) com a participação maciça de fiéis católicos. A primeira parte da novena da noite de terça começou na Rua Novo Horizonte. 

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    Católicos saíram em procissão até a Catedral de Senhora Santana, percorrendo as principais ruas do centro da cidade. No processional, foram homenageados homens e mulheres da Igreja – em sua maioria leigos – que marcaram a vida da Igreja Católica em Caetité. Entre tantos homenageados foram lembrados os nomes de Marlene Montenegro, Manoel Santo (Mané de Monsenhor) e Terezinha Bonfim que auxiliaram a Paróquia Senhora Santana, cada um com seu jeito especial. Em 2018, a Igreja Católica brasileira dedicou o ano aos cristãos leigos que, de uma forma ou de outra, ajudam a igreja romana na evangelização. A reportagem do Sudoeste Bahia esteve acompanhando o evento. Por onde esta passou diversos lares estavam com suas frontes ornamentadas com toalhas e imagens dos santos católicos. 

    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto: Willian Silva | Sudoeste Bahia

    Mas, um detalhe não passou despercebido. Algumas casas utilizaram personagens vivos, como a representação de Santana Mestra e, aos seus pés, Maria e, em outros lares a também simbolizava Nossa Senhora das Graças. Por onde a procissão passava, os flashes dos celulares piscavam para guardar a lembrança de algo que ao mesmo tempo é criativo e evoca a fé católica. A segunda noite da novena acontece hoje, com o cortejo saindo da Igreja Jesus Salvador, em frente ao cemitério Ladeira da Saudade, as 18h30 com destino à Catedral de Senhora Santana.

  • Caetité
    Festa de Santana
    Noticias de Caetité
    Sudoeste Bahia

MAIS NOTÍCIAS