• Guanambi: Serão assinadas nesta quinta, as ordens de serviço para obras de recuperação do asfalto de Morrinhos e da pista do aeroporto

    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    17/09/2018 - 16:15

    O Prefeito Jairo Magalhães, ao lado do Secretário Estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, assinam nesta quinta-feira (20), às 14 horas, no auditório da Câmara de Vereadores, duas importantes ordens de serviço, que somam investimentos perto de R$ 10 milhões de reais. Será assinada a ordem de serviço para o início das obras de reconstrução dos 11 km do asfalto da BA-936, estrada que liga a BR-030 ao distrito de Morrinhos, que será feito com asfalto usinado e de alta resistência, cuja obra está orçada em 2.356.000,00. No mesmo ato, assinam também a ordem de serviço para a reconstrução da pista do Aeroporto de Guanambi, orçada em R$ 7.108.312,33.

    Foto: Divulgação | Ascom PMG
    Foto: Divulgação | Ascom PMG

    A empresa vencedora das duas  licitações já está com o seu canteiro de obras e maquinário instalado na cidade, para início dos trabalhos. A recuperação da pista do Aeroporto Municipal Isaac Moura Rocha, é um dos requisitos para que se opere uma linha regular da Azul Linhas Aéreas na cidade, o que deve beneficiar toda a região. Inaugurações neste final de semana: Na sexta-feira (21), às 15 horas, o prefeito e o secretário de Saúde Andre Moitinho, inauguram o Centro Integrado de Saúde Bucal, localizado na Rua Camerino Neves, nº 39, no Centro, e às 16 horas, entregam o Centro de Controle de Natalidade Canina, localizado na BR-030, ao lado da antiga Marchantaria. Já no domingo, às 9 da manhã, será a vez do prefeito Jairo Magalhães, implantar a Subprefeitura Distrital em Ceraíma e o projeto “Prefeitura Itinerante”, onde um amplo pacote de obras e serviços, será realizado na localidade.

  • Novo presidente do STF diz que 'dificilmente' prisão de Lula será revista

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Matheus Simoni

    17/09/2018 - 16:00

    Recurso apresentado pela defesa do petista tenta reverter a decisão do próprio STF, que negou, por 6 votos a 5, um pedido que pretendia evitar a prisão

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, disse que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "dificilmente" será derrubada em julgamento no plenário na Corte. Um recurso apresentado pela defesa do petista tenta reverter a decisão do próprio STF, que negou, por 6 votos a 5, um pedido que pretendia evitar a prisão, decretada após a condenação do petista em segunda instância por corrupção e lavagem de dinheiro. O caso em questão avalia a conduta de Lula no caso do tríplex do Guarujá-SP.  "O fato é que nesse caso já houve no plenário virtual seis votos [foram sete] a favor da situação anterior e um divergente. Na minha opinião, eu penso, que como se trata de um recurso limitado, que são os embargos de declaração, e o tema foi extremamente debatido, muito dificilmente vai haver qualquer mudança", afirmou o ministro, durante entrevista à imprensa após tomar posse como presidente do STF. Ainda segundo Toffoli, o caso não será pautado em setembro. 

  • Polícia Militar apreende grande quantidade de substância similar a crack em Brumado

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    17/09/2018 - 15:40

    Na manhã desta segunda-feira (17), a guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional – Peto, da 34ª CIPM, em atividade no município de Brumado, recebeu a informação de que uma casa abandonada no Bairro do Mercado era utilizada para a prática de tráfico de drogas. Os policiais se deslocaram ao imóvel indicado, realizaram minuciosas busca e encontraram 267 pedras análogas a crack, prontas para comercialização.  Diante dessas circunstâncias, o material apreendido foi levado e apresentado ao preposto da Polícia Civil na sede da 20ª Coorpin, onde o fato foi registrado. Não há informações sobre o responsável pelo material.

  • Motociclista tem braço amputado após acidente na BR-030 em Caetité

    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    Foto: Paulo Haran | Sudoeste Bahia
    17/09/2018 - 14:40

    Um acidente registrado na noite de domingo (16), por volta das 19h, envolvendo um caminhão tanque e uma motocicleta resultou em ferimentos graves ao motociclista. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o fato ocorreu na BR-030, nas proximidades da localidade de Peri-Peri, trecho entre os municípios de Caetité e Brumado, e não há informações sobre o que pode tê-lo provocado. O motociclista, identificado com o prenome Adailton, morador de Caetité, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), onde diante da gravidade do ferimento, foi transferido para o Hospital Regional de Guanambi (HRG), teve o braço amputado e permanece internado. Não há informações sobre o estado de saúde da vítima. O motorista do caminhão fugiu do local. A Polícia Civil investiga o caso.

  • Pesquisa CNT/MDA traz Bolsonaro na liderança com 28,2%, Haddad aparece em segundo com 17,6%

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/09/2018 - 14:30

    O resultado indica crescimento nas intenções de voto para o deputado, que aparecia com 18,3% na última edição da pesquisa, divulgada em agosto

    A pesquisa CNT/MDA para a Presidência da República, divulgada nesta segunda-feira (17), aponta a liderança do deputado federal Jair Bolsonaro (PSL) com 28,2% da preferência do eleitorado. Ele é seguido por Fernando Haddad (PT), com 17,6%, e Ciro Gomes (PDT), com 10,8%. O resultado indica crescimento nas intenções de voto a Bolsonaro, que aparecia com 18,3% na última edição da pesquisa, divulgada em agosto. O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, é o quarto colocado na pesquisa, com 6,1% das intenções de voto, e aparece tecnicamente empatado com Marina Silva (Rede), que tem 4,1%. João Amoêdo (Novo) tem 2,8%, e é seguido por Alvaro Dias (Podemos), com 1,9%, Henrique Meirelles (MDB), com 1,7%, Cabo Daciolo (Patriota) e Guilherme Boulos (PSOL), ambos com 0,4% e Vera (PSTU), com 0,3%. Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não pontuaram. Brancos e nulos somam 13,4%. Outros 12,3% declararam-se indecisos. Segundo turno – Nas simulações para o segundo turno entre Bolsonaro e Haddad, o candidato do PSL aparece com 37,8% das intenções de voto, contra 35,7% do petista. Se a disputa for entre Bolsonaro e Ciro Gomes, a pesquisa indica 37,8% dos votos para Ciro, contra 36,1% do militar reformado. Contra Geraldo Alckmin, Bolsonaro aparece com 38,2%, enquanto o tucano tem 27,7%. Em cenário que coloca Marina Silva no segundo turno, Bolsonaro lidera com 39,4%, enquanto a ex-ministra tem 28,2%. Em cenário que coloca Ciro e Haddad frente a frente, o primeiro aparece com 38,1%, enquanto o petista pontua com 26,1%. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança. O levantamento foi realizado com 2002 entrevistados em 137 municípios, entre os dias 12 e 15 de setembro, e foi registrada no TSE com o número BR-04362/2018.

  • Apenas três candidatos a presidente defendem fim da reeleição

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Rodrigo Daniel Silva

    17/09/2018 - 14:00

    Cinco são favoráveis a manter a atual regra de renovar o mandato por mais quatro anos 

    Dos 13 candidatos a presidente da República, apenas três são favoráveis à proibição de o chefe do Palácio de renovar o mandato. Segundo levantamento do jornal Estado de São Paulo, são a favor do fim da reeleição Marina Silva (Rede), Jair Bolsonaro (PSL) e Alvaro Dias (Podemos). Geraldo Alckmin (PSDB), João Amoêdo (Novo), Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Fernando Haddad (PT) defendem a renovação do mandato por mais quatro anos. Henrique Meirelles (MDB) preferiu não se posicionar e Ciro Gomes (PDT), Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU) e Eymael (DC) não responderam à reportagem.

  • Alckmin muda estratégia de campanha para crescer nas pesquisas

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/09/2018 - 12:15

    Candidato quer atrair antipetistas que pretendem votar em Bolsonaro

    Estagnado nas pesquisas de intenção de voto, o candidato Geraldo Alckmin, do PSDB, deverá mudar a estratégia de campanha. De acordo com a coluna Painel da Folha de São Paulo, o postulante se reuniu ontem (16) com a equipe para definir as alterações. A propaganda do tucano na TV e no rádio vai passar a focar em propostas sobre economia e emprego, com o objetivo de reduzir a pulverização de temas. Em relação aos ataques, a ordem é repetir duas peças que já estão no ar e reúnem falas polêmicas de Jair Bolsonaro, do PSL. A alteração tem o objetivo de melhorar a pontuação nas pesquisas e atrair os antipetistas que hoje pretendem votar no capitão reformado. No encontro, Alckmin avaliou que é necessário melhorar a pontuação nas pesquisas para reengajar aliados na campanha, que sofre com a dissidência de correligionários nas regiões Norte e Nordeste.

  • Caetité: município comemora o Dia do Evangélico

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Por Willian Silva

    17/09/2018 - 12:00

    Nesta segunda-feira (17) a comunidade evangélica de Caetité celebra o Dia do Evangélico, com uma bela festa na Praça da Catedral, a partir das 19h. Este ano haverá show com a banda Discopraise. O evento é realizado pela Prefeitura de Caetité com a parceria da Ordem de Ministros Evangélicos de Caetité (Omec), entidade existente na cidade há quase 20 anos e congrega boa parte dos pastores do Município. Segundo o presidente da Omec, pastor Pedro Romualdo da Igreja Menonitas Renovados, é sempre uma grande oportunidade celebrar o Dia do Evangélico na cidade e que o momento é propício para pregar a palavra de Deus em praça pública. O Dia do Evangélico na cidade é, por decreto anunciado no início do ano, feriado municipal. O Dia do Evangélico em Caetité: O Dia Municipal do Evangélico foi uma lei criada pelo vereador Mário Rebouças, e aprovada no pela Câmara, em junho de 2016. A iniciativa é um reconhecimento a esse credo religioso, que muito apoia socialmente os nossos cidadãos.

  • Guanambi: Registros de violência doméstica foram destaque no final de semana na delegacia

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/09/2018 - 11:30

    Policiais do 17° Batalhão de Polícia Militar em Guanambi promoveram no último final de semana mais atividades das rondas ostensivas voltadas a ocorrências de violência contra a mulher, denominada Ronda Maria da Penha. Na tarde de domingo (16), uma mulher de 20 anos registrou que o ex- companheiro, identificado como Vagner Pereira da Cruz, lhe agrediu fisicamente com socos no rosto e arranhão nas costas, quando ela estava na Fazenda Lagoa Grande, zona rural do município, na região do Povoado do Surua, buscando a filha do casal. Uma mulher de 24 anos relatou em depoimento à polícia que foi vítima de agressão física, praticada pelo seu companheiro, Wanderson Pereira Santana, 25 anos, que segundo ela lhe desferiu um soco na boca e chutes nas pernas e cabeça, agressões estas por motivação banal. Na noite de sexta – feira (14) os policiais apresentaram na delegacia o casal Adão Márcio Silva e Cristina Pereira Rocha, que se desentenderam e saíram em vias de fatos em via pública, após saírem de um bar. Na tarde de sábado (15), o casal Adriano dos Santos Souza e Leidilena da Silva Martins também foi apresentado na delegacia, após brigaram dentro da casa onde moram no Residencial das Árvores. No local, a guarnição encontrou a casa revirada e marcas de sangue, provocada por cacos de vidros espalhados pelo chão. O homem estava com um corte na barriga e outro no pé.

  • Criança passa mal durante retorno de romaria e morre em Caetité

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    17/09/2018 - 11:00

    Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital e Maternidade Santana de Caetité, onde não resistiu e veio a óbito.

    Durante excursão à cidade de Bom Jesus da Lapa, no domingo (16), uma criança de 10 anos de idade, natural do município de Brejões, veio a óbito. Informações passadas ao Sudoeste Bahia indicam que a criança, diagnosticada com Leucemia, estava acompanhada da mãe e passou mal na BR-430, ao retornar da capital baiana da fé. Ela foi socorrida e encaminhada ao Hospital e Maternidade Santana de Caetité, onde não resistiu e veio a óbito. Após perícia, o corpo foi liberado para os familiares e sepultado na manhã desta segunda-feira (17) no cemitério Campo Santo, no município de Brejões.

  • Boquira: Vereadores de oposição entram na justiça para ter salários aumentados

    Foto: Reprodução | Jornal O Eco
    Foto: Reprodução | Jornal O Eco
    17/09/2018 - 11:00

    O presidente afirma que não há outra saída senão demitir funcionários contratados e rescindir contratos de prestações de serviços, essenciais ao funcionamento da Casa, para que não incorra em irregularidades.

    Os vereadores da bancada de oposição, no município de Boquira, entraram com uma ação judicial para que seus salários sejam aumentados para R$ 7.596,68, baseados em uma lei aprovada no final do mandato passado. A ação não foi aprovada pelos demais vereadores, tampouco pelo presidente do Legislativo, que justificaram a recusa observando que onerar os cofres da Casa significaria uma possível demissão de servidores da Câmara para arcar com os custos dos novos salários requeridos pelos edis, tendo em vista que a porcentagem dos recursos a serem destinados à folha de pessoal e subsídios dos vereadores não pode ser maior que 70% do duodécimo repassado pela prefeitura. De acordo com o jornal O Eco, a indignação da comunidade vem desde que foi aprovada a Lei Municipal 659/2016, que, baseada no limite máximo de 30% dos salários dos deputados estaduais, estipulou a elevação desproporcional à realidade da Câmara de Boquira. Apesar de apresentar a real situação, o presidente foi intimado no último dia 12 a efetuar o pagamento atualizado de R$ 7.596,68 a cada vereador. O presidente afirma que não há outra saída senão demitir funcionários contratados e rescindir contratos de prestações de serviços, essenciais ao funcionamento da Casa, para que não incorra em irregularidades.

  • Índice de votos brancos e nulos é o maior registrado em 16 anos

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/09/2018 - 10:45

    De acordo com a última pesquisa Datafolha, 61% dos que não apoiam qualquer candidato estão convictos da decisão

    A pouco menos de um mês das eleições, 13% dos eleitores estão dispostos a anular o voto ou votar em branco para presidente, de acordo com a última pesquisa Datafolha. O número é bem maior do que o registrado por sondagens feitas cerca de um mês antes das últimas quatro eleições: 6% em 2014 e 4% em 2010, 2006 e 2002. Entre os que não apoiam qualquer candidato, 61% dizem que não vão mudar de opinião. Segundo o Datafolha, o índice de convicção só não é maior do que o dos eleitores que declaram voto em Jair Bolsonaro (PSL) e Fernando Haddad (PT): 75% e 72%, respectivamente. O alto índice de votos brancos e nulos é favorável ao postulante que estiver na liderança do cenário eleitoral, pois diminui a quantidade de votos válidos. Consequentemente, é menor o número de votos necessários para ser eleito em primeiro turno ou passar para o segundo.

  • Declarações de Bolsonaro irritam ministros do TSE e agradam petistas

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    Por Juliana Rodrigues

    17/09/2018 - 10:00

    Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo, para os petistas, o deputado sentiu o peso do crescimento de Fernando Haddad e tenta manter o antipetismo sob sua guarda

    O vídeo gravado pelo candidato do PSL à Presidência da República, Jair Bolsonaro, no Facebook, com ataques ao PT e insinuações sobre a lisura das eleições, não foi mal recebido pelos petistas. Segundo a coluna Painel, do jornal Folha de São Paulo, para os petistas, o deputado sentiu o peso do crescimento de Fernando Haddad e tenta manter o antipetismo sob sua guarda. Já os ministros de tribunais superiores e integrantes do TSE consideraram a fala de Bolsonaro nas redes um desserviço. Eles dizem que esses comentários alimentam informações falsas sobre o sistema de votação. Após a fala do presidenciável, eleitores do capitão reformado foram às redes afirmar que urnas eletrônicas não são auditáveis e que o sistema é frágil. O TSE aprovou em maio auditoria em tempo real da votação. OAB, Ministério Público e partidos podem, inclusive, acompanhar. O TSE também fez uma série de testes públicos de segurança das urnas, com especialistas e peritos da Polícia Federal, para garantir a inviolabilidade dos votos.

  • Haddad nega ter se inspirado em promessa de campanha de Ciro

    Foto: Fábio Vieira | Estadão Conteúdo
    Foto: Fábio Vieira | Estadão Conteúdo
    Por Juliana Rodrigues

    17/09/2018 - 09:45

    Candidato considera que o programa de governo petista é um "apanhado de todas as boas propostas no país"

    O candidato à Presidência pelo PT, Fernando Haddad, negou que tenha se inspirado em uma proposta do programa de governo de Ciro Gomes, do PDT. A declaração foi dada ontem (16), durante caminhada em São Paulo. De acordo com o petista, a ideia era fazer um "apanhado de todas as boas propostas no país" na elaboração do programa apresentado ao TSE. O ex-prefeito de São Paulo ainda afirmou que é necessário construir uma plataforma comum para o segundo turno. O postulante promete criar o "programa Dívida Zero", para consumidores que estão com o nome sujo no SPC/Serasa. A proposta é semelhante ao programa "Nome Limpo", apresentado por Ciro Gomes.

  • Vitória da Conquista: Acidente grave na Avenida Vivaldo Mendes deixa feridos

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Nildo Freitas

    17/09/2018 - 09:30

    Na manhã deste domingo (16) por volta das 6:30h foi registrado um gravíssimo acidente na Avenida Vivaldo Mendes, centro de Vitória da Conquista, esquina com a Rua Lions Clube, próximo a um posto de combustíveis. As causas deste acidente que envolveu dois carros de passeio ainda não foram divulgadas, testemunhas disseram que um dos motoristas não teria obedecido a sinalização. Ainda de acordo com testemunhas, duas mulheres que passavam a pé no momento do acidente foram atingidas, elas ficaram caídas na calçada até a chegada do Samu 192 para prestar os primeiros socorros e encaminha-las em seguida ao hospital, em estado considerado grave. Os condutores dos veículos também foram atendidos pela equipe de resgate.