• Caetité: Secretaria de Desenvolvimento Social promoverá campanha de enfrentamento a violência contra a mulher durante o Carnaval da diversidade

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    21/01/2020 - 08:00


    De 24 a 26 de fevereiro as festividades do Carnaval da Diversidade e Lavagem da Esquina do Padre tomam conta das ruas de Caetité e a Secretaria de Desenvolvimento Social, através da Prefeitura Municipal, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), promoverá durante a festa Carnaval da Diversidade a campanha “Respeita as Mina”, que tem como foco mobilizar a comunidade para o enfrentamento a violência contra a mulher. Em entrevista ao Sudoeste Bahia, a coordenadora do Creas, Rita Prudhomme explicou como as atividades serão desenvolvidas. "A nossa campanha vem vinculada a uma campanha que foi lançada no ano de 2019 pela Secretaria de Política Pública da Mulher do Governo da Bahia que é ‘Respeita as mina’. Essa campanha tem como intuito mobilizar a população para o enfrentamento a violência contra mulher, não só nesta época da folia, mas que as pessoas tenham consciência do que é a violência contra a mulher. A campanha durante a festa será somente visual, iremos distribuir nos três dias de festa panfletos, haverá banners no percurso e trios da folia, teremos tatuagens com frases alusivas, como ‘não é não’, ‘meu corpo, minhas regras’, e teremos ainda a parceria com a Polícia Militar e os blocos”, disse a coordenadora.Ouça a entrevista:

  • Alba aprova requerimento de prioridade da reforma da Previdência para servidores

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Lara Curcino

    21/01/2020 - 07:00


    PEC tem sido alvo de crítica dos funcionários públicos, que pedem mais tempo para negociar proposta

    Os deputados estaduais da Bahia aprovaram ontem (20) o requerimento de prioridade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata da reforma da Previdência para funcionários públicos do estado. Dos 63 parlamentares, 33 participaram da sessão na Assembleia Legislativa (Alba) e 26 votaram a favor da proposta. Agora, os prazos regimentais da tramitação do projeto na Casa foram reduzidos pela metade para que o processo seja mais rápido. A proposta inicial foi alvo de protesto por parte dos servidores, que pedem mais tempo para negociar termos. O governador Rui Costa, então, enviou ofício à Alba para retirar proposta de tramitação no dia 14 de janeiro. Após reformular o texto alterar a idade mínima de aposentadoria para 60 (homens) e 55 (mulheres), uma nova PEC foi enviada pelo gestor estadual no dia seguinte.

  • Seagri prevê semana de chuvas para Caetité

    Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia Foto: Willian Silva | Arquivo Sudoeste Bahia
    20/01/2020 - 18:58


    As temperaturas devem variar entre 18ºC e 31ºC durante a semana

    Conforme previsão da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri) a semana será de chuva em Caetité, com previsão de 135 mm até o próximo domingo (26). As temperaturas devem variar entre 18ºC e 31ºC durante a semana com sol encoberto por nuvens e possibilidade de pancadas de chuva a qualquer hora. Confira a previsão completa para o seu município.

  • Nome do advogado Éder David é oficializado como pré-candidato a prefeito de Caetité

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/01/2020 - 18:37


    Evento realizado em Caetité no último sábado (18) marcou o lançamento da pré-candidatura do advogado Dr. Éder David para prefeito de Caetité. Estiveram presentes ao evento várias lideranças políticas do município, além dos cinco vereadores com assento na Câmara, que homologaram a decisão do grupo ligado ao ex-prefeito Dr. Ricardo Ladeia. “Alicerçado no grupo político ao qual pertenço desde minha juventude, estou aceitando o desafio, mas quero e preciso contar com o apoio das mais diversas legendas políticas de oposição no Município, pois entendo que, neste momento, precisamos deixar de lado as divergências e nos unirmos em prol de uma Caetité mais justa e inclusiva”, disse o pré- candidato. Dr. Éder também destacou que “a democracia só é forte com a participação direta de uma população atenta e destemida. Caetité pode e deve restabelecer o protagonismo na formação de um polo cultural e transformador”. Na ocasião foram apresentados também os nomes de alguns pré-candidatos a vereador e vereadora. O Partido REDE participou do evento e, na pessoa do pré-candidato a vereador Manoel Pajé, destacou a sua identificação com as propostas de Dr. Éder, propondo a construção de um Plano de Governo que contemple as principais áreas carentes do município.

  • Novas placas de veículos serão obrigatórias a partir de 31 de janeiro

    Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
    Por Luciana Freire

    20/01/2020 - 18:00


    Prazo determina a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país

    Começa a valer a partir do dia 31 de janeiro a obrigatoriedade de uso da placa do Mercosul em todos os estados do país. O prazo atende ao estipulado de julho do ano passado, que determina que as unidades federativas do país devem utilizar o novo padrão de Placas de Identificação Veicular (PIV). A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014 e, inicialmente, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016, mas a sua a implantação do registro foi adiada seis vezes. Os estados brasileiros que já aderiram à nova PIV são Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Paraíba, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Rondônia. As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.

  • Caetité: Pais e alunos formam filas para conseguir vagas nas escolas estaduais

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    20/01/2020 - 16:10


    De 20 a 27 de janeiro acontece a período de matriculas para a Rede Pública Estadual de Ensino.  Em Caetité, já no primeiro dia do processo, alunos, pais e responsáveis tem dormido em filas para garantir vagas nas escolas estaduais Tereza Borges, CETEP e IEAT. A reportagem do Sudoeste Bahia esteve em frente a Escola Tereza Borges, onde conversou com  a estudante Vitória Luiza, 14 anos de idade, moradora do bairro Ovídio Teixeira, que está na fila desde às 19h de domingo (19) para conseguir uma vaga no 8º ano. Ela relatou que dormiu na fila e terá que passar a noite no local mais uma vez, pois foi informada que no primeiro momento serão realizadas as matrículas de alunos que já integram a rede estadual e desejam migrar para escola da mesma rede e, depois, a matrícula de alunos oriundos da rede municipal, caso da estudante. A diretora da Escola Tereza Borges, Marizete de Carvalho informou que não há a necessidade de filas e que a secretaria cumpre um cronograma único de matrícula, que acontece simultaneamente em todo o estado. “Na Rede Estadual de Ensino existe uma Portaria de matrícula, a qual estabelece as normas e os procedimentos. O cronograma de matrícula da rede estadual, tem um calendário único para todo o estado da Bahia e a  matrícula pode ser feita em qualquer escola do estado da Bahia, então, não precisa necessariamente os pais ou responsáveis pelos alunos vir para ao Colégio Tereza Borges para fazer a matrícula para este colégio. Há três outros colégios estaduais onde a matrícula pode ser feita, ou seja, um aluno que queria estudar no CETEP, por exemplo, pode fazer a matrícula aqui no Tereza ou vice-versa”, esclareceu a diretora. 

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia

    Para o ano letivo de 2020 há ainda a novidade o processo 100% online pela internet e dispositivos móveis, através do SAC Digital, que pode ser acessado através de tablets e celulares, entre outros dispositivos. De acordo com informações da Secretaria de Comunicação (Secom) estadual, o calendário da matrícula segue o seguinte cronograma: 20 de janeiro - Transferência na Rede Estadual para os estudantes matriculados, com frequência regular no ano letivo de 2019, ao qual se aplique uma das seguintes situações: A escola não oferece a série/ano subsequente; O estudante  não fez a renovação da matrícula; Mudança de domicílio. 21 e 22 de janeiro - Matrícula de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental para estudantes regularmente matriculados na rede estadual de ensino, no ano letivo de 2019, cujas escolas não ofereçam a série subsequente. 23 de janeiro - Matrícula Nova para Ensino Fundamental. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Fundamental. 24 e 27 de janeiro - Matrícula Nova para Ensino Médio. Para ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual de ensino em qualquer ano/série para o Ensino Médio. Ouça a entrevista:

  • Prefeito de Ibotirama é denunciado por desviar verba que deveria ser aplicada na educação

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Luciana Freire

    20/01/2020 - 16:00


    O secretário de Administração e Finanças do município, Leôncio de Oliveira, também foi denunciado

    O Ministério Público Federal (MPF) denunciou quarta-feira (15), o prefeito do município de Ibotirama/BA, Claudir Terence Lessa Lopes de Oliveira, e o secretário de Administração e Finanças, Leôncio de Oliveira Melo Júnior, pela aplicação indevida de R$ 38 milhões, vinculados ao Fundeb, em áreas diversas da manutenção e desenvolvimento do ensino. Essa destinação era obrigatória porque os recursos públicos foram transferidos pela União em razão de sentença judicial que determinou a complementação de verba do Fundef (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério). A denúncia pede a condenação do prefeito pelo crime de responsabilidade previsto no artigo 1º, inciso III, do Decreto-lei 201/67, bem como a condenação do secretário de administração e finanças por concorrer para o crime na medida de sua culpabilidade. O MPF também requer a decretação da perda de cargo e a inabilitação do prefeito, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação. Os pedidos serão julgados pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

  • Começa hoje pagamento do Bolsa Família

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Danielle Campos

    20/01/2020 - 14:00


    De acordo com o Ministério da Cidadania, serão repassados R$ 2,5 bilhões para mais de 13 milhões de famílias em todo o país

    Começa nesta segunda-feira (20) o pagamento de janeiro do programa Bolsa Família para os beneficiários cujo Número de Identificação Social (NIS), que vem impresso no cartão, termina em 1. Os beneficiários que possuem cartão com final 2 poderão sacar o benefício a partir do segundo dia de pagamento, e assim por diante, até o fim do mês de janeiro. No mês de fevereiro, os pagamentos começarão a ser realizados a partir do dia 12 e seguem até 28. De acordo com o Ministério da Cidadania, serão repassados R$ 2,5 bilhões para mais de 13 milhões de famílias em todo o país. O valor médio do benefício é de R$ 191.  o programa contempla famílias em situação de extrema pobreza, com renda mensal de até R$ 85 por pessoa, e de pobreza, com renda mensal entre R$ 85,01 e R$ 170.

  • Deputado Charles cumpre agenda de trabalho e política no distrito de Julião

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    20/01/2020 - 13:48


    O Deputado Federal Charles Fernandes segue firme no seu jeito de atuar com o povo e para o povo. Embora, sempre presente nas sessões em Brasília, o parlamentar mantém suas visitas às cidades da região que forma sua base política. Neste domingo, dia 19, Charles esteve no Distrito de Julião, em Malhada, com agenda iniciando no assentamento de Marrecas, reunido na sede da associação daquela localidade, presidida pelo presidente Agostinho Neto, ouvindo as demandas e agradecendo os votos a ele confiados, e reafirmando o compromisso de direcionar recursos de emendas parlamentares para viabilizar perfuração de poços, apoio à cadeia produtiva do leite e logística para fortalecer a agricultura familiar na comunidade. O presidente da Câmara de Vereadores Manoel Messias, o vereador Jorge Aragão, Dr. Marcelo, ex-prefeito Dr. Gimmi, a ex-vereadora Carlinda, as lideranças Chico Moreira e Ubiratan e populares, estiveram presentes à reunião. A comitiva ainda visitou a feira e o comércio local, além do bairro BNH, sempre bem recebido por todos, Charles por onde passava reafirma seu compromisso com "o povo sertanejo, um povo que forja no suor seu presente e constrói seu futuro. Como filho de família humilde desta região, sei o quanto é necessária a intervenção de autoridades políticas para trazer recursos que se transformarão em obras e consequentemente, modificarão a realidade deste povo, garantindo-lhes qualidade de vida e esperança de um futuro melhor", frisou o parlamentar.

  • CDS - Alto Sertão e Secretaria de Desenvolvimento Urbano da Bahia avançam na elaboração do Plano Intermunicipal de Resíduos Sólidos

    Foto: Divulgação | CDS/Alto Sertão Foto: Divulgação | CDS/Alto Sertão
    20/01/2020 - 11:58


    Na última terça-feira (14), estiveram no Centro Administrativo da Bahia em Salvador, o presidente do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão e prefeito do município de Matina, Juscélio Fonseca, o secretário executivo, Anderson Públio e do consultor técnico, Luciano Lélis para dar celeridade ao Plano Intermunicipal de Resíduos sólidos com o Superintendente de Planejamento e Gestão Territorial, Armindo Gonzales e do diretor de Resíduos Sólidos Gustavo Campos. A reunião teve como objetivo discutir os próximos passos para viabilização do Plano Intermunicipal que vai contemplar os 16 municípios que integram o consórcio: Caculé, Caetité, Candiba, Guanambi, Ibiassucê, Igaporã, Iuiú, Lagoa Real, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riacho de Santana, Sebastião Laranjeiras, Tanque Novo, Urandi e Matina. Esse plano é um passo importante para a gestão integrada de resíduos sólidos, prevendo inclusive a correta destinação do lixo. O presente do CDS-Alto Sertão disse que, "estamos muito felizes com essa importante conquista em solucionar o problema dos lixões em nossa região, através da construção do aterro sanitário e coleta seletiva." Disse.

  • Caetité: ‘Praça da Ciência’ esta deteriorada e pode provocar graves acidentes

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    20/01/2020 - 11:31


    Inaugurada no dia 01 de outubro de 2015, a Praça da Ciência Brincando e Aprendendo, localizada na Praça Pompeu Fernandes da Cunha, bairro Pernambuco, em Caetité está inutilizada devido ao avançado estado de deterioração. O equipamento, que deveria servir para estimular a construção de uma cultura científica na população caetiteense está praticamente destruída: os aparelhos estão quebrados, faltando parafusos; correntes enferrujadas; balanços danificados; objetos fora dos lugares de origem;  e grades de proteção laterais danificadas. Vale ressaltar que parte desta destruição foi promovida por vândalos que aproveitaram da falta de fiscalização na praça para danificar o bem público. Embora os portões de acesso aos aparelhos estejam interditados com uma tela, esta apresenta buracos, o que permite facilmente o acesso de crianças e adolescentes ao local, os quais podem se ferir gravemente. É necessário que pais e responsáveis monitorem o acessos destes ao local e o poder público providencie o quanto antes o reparo do local.

  • Homem é preso em Matina acusado de posse ilegal de arma de fogo, embriaguez ao volante e ameaça a guarnição da PM

    Foto: Divulgação | Policia Militar Foto: Divulgação | Policia Militar
    20/01/2020 - 09:30


    Em atividade no município de Matina neste domingo (19), policiais do 17º Batalhão de Polícia Militar ( BPM) foram informados por volta das 09h que dois indivíduos em um veículo Fiat Uno havia realizado vários disparos de arma de fogo em uma residência. Ao realizar rondas, a guarnição encontrou o veículo em questão com um ocupante, o qual estava de posse de uma pistola Taurus 57S AMF Calibre 7.65mm, um carregador com capacidade para 15 munições com uma munição intacta de mesmo calibre, um colete balístico e demais objetos. O indivíduo foi identificado e encaminhado à delegacia, junto com os materiais apreendidos, para a adoção das medidas necessárias.

  • Caetité: a partir de hoje (20), condutores de veículos devem ficar atentos a mudança no trânsito em duas vias no centro da cidade

    Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia Foto: Cledeilton Santos | Sudoeste Bahia
    20/01/2020 - 09:00


    Os condutores de veículos devem ficar atentos a mudanças promovidas pelo Departamento Municipal de Trânsito de Caetité em algumas vias da cidade, que passam a valer a partir desta segunda-feira (20). Da Rua Ambrosino José dos Santos até a Rua Dom Alberto Guimarães Resende, localizadas no centro da cidade, que antes era via de duplo sentido para o tráfego de veículos, a partir de hoje é mão única para quem desce a Rua Ambrosino José dos Santos e usa a Dom Alberto Guimarães Resende para chegar às proximidades do Terminal Rodoviário de Caetité. Agentes do Departamento Municipal de Trânsito estão na localidade fazendo um trabalho educativo, orientando os condutores de veículos quanto o sentido correto das vias.

  • Inep apura 'possíveis inconsistências na correção' também no 1º dia do Enem

    Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    20/01/2020 - 09:00


    Resultados da investigação serão divulgados hoje (20)

    O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou ontem (19) que investiga "possíveis inconsistências na correção" tanto do primeiro dia quanto do segundo dia de provas do Enem. Por enquanto, não há conclusão sobre possibilidade de falha. De acordo com o G1, os resultados da investigação serão divulgados hoje (20). Até então, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou erro apenas no segundo dia do exame. As provas do Enem aconteceram nos dias 3 e 10 de outubro do ano passado. No primeiro dia de exame, os candidatos fizeram as provas de Linguagens e Códigos e de Ciências Humanas, além da redação. No segundo, os inscritos responderam questões de Matemática e de Ciências da Natureza.

  • Guanambi: jovem é levado ao Hospital Geral após engolir 15 pedras de crack

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    20/01/2020 - 09:00


    Um jovem de 24 anos de idade deu entrada no Hospital Geral de Guanambi (HGG), na noite do último sábado (18), após engolir 15 pedras de crack. Não há informações da circunstância em que o fato ocorreu. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, o jovem é morador do bairro Monte Pascoal e após receber alta médica foi encaminhado à Delegacia Territorial local para adoção das medidas necessárias.