• Número de mortos por coronavírus na Bahia chega a 11

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Matheus Simoni

    07/04/2020 - 08:00


    Trata-se de um homem de 64 anos, residente de Salvador, e que havia sido internado no dia 24 de março em um hospital público da capital baiana

    SAÚDE

    - A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) registrou o 11° óbito pelo novo coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 64 anos, residente de Salvador, e que havia sido internado no dia 24 de março em um hospital público da capital baiana. Segundo a Sesab, ele morreu ontem (6) e tinha, entre outras comorbidades, diabetes e problemas cardíacos. De acordo com o boletim mais recente da pasta, são nove mortes no município de Salvador (05 idosos do sexo masculino, 01 idosa do sexo feminino, 01 pessoa do sexo masculino de 55 anos e 01 pessoa de 41 anos do sexo feminino), um óbito no município de Utinga (sexo masculino, 80 anos) e um no município de Itapetinga (sexo feminino, 28 anos). A letalidade foi de 2,28%. A Bahia tem 437 casos confirmados do novo coronavírus, sendo 2.511 casos descartados, 83 pessoas curadas e 46 internadas, sendo 26 em UTI.

  • Ministério da Justiça estima que 30 mil presos saíram de prisões devido à pandemia do coronavírus

    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    07/04/2020 - 08:00


    Detentos que receberam alvarás de soltura e mudança de regime, de fechado para domiciliar

    JUSTIÇA

    - O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão vinculado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, divulgou a estimativa de que cerca de 30 mil presos deixaram as penitenciárias brasileiras do país após recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), de acordo com reportagem do "O Globo". Por conta da pandemia do novo coronavírus, o CNJ recomendou que juízes relaxassem as prisões. O texto não é de cumprimento obrigatório e cada magistrado analisa as situações individualmente. Com a recomendação, há casos de detentos que receberam alvarás de soltura e mudança de regime, de fechado para domiciliar. A informação foi repassada a secretários estaduais de Administração Penitenciária, que receberam ainda a orientação de encaminhar aos órgãos policiais endereços em que as prisões domiciliares são cumpridas, para promover a de fiscalização.

  • Motorista morre eletrocutado após caçamba encostar em rede elétrica no povoado do Julião em Malhada

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    07/04/2020 - 08:00


    A vítima ainda teria tentado descer do veículo, mas acabou sendo arremessado com a força da descarga elétrica.

    MALHADA

    - O motorista Cláudio Teixeira da Silva, conhecido popularmente como “Cau”, morreu na noite desta segunda-feira (06), por volta das 18h, após receber uma descarga elétrica de fios de alta tensão. O acidente ocorreu na Rua César Borges, bairro BNH, no povoado do Julião, em Malhada. De acordo com informações do Alerta Bahia, Cláudio trabalhava com um caminhão caçamba, quando parou o veículo próximo a fios de alta tensão da rede elétrica. Ele levantou a caçamba, porém encostou o basculante na fiação. A vítima ainda teria tentado descer do veículo, mas acabou sendo arremessado com a força da descarga elétrica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) foi acionado, mas o trabalhador morreu ainda no local. O corpo foi removido para o Instituto Médico Legal de Guanambi. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias da morte.

  • Bahia registra mais 6 casos confirmados de coronavírus; total chega a 437

    Foto: Reprodução | Reuters Foto: Reprodução | Reuters
    Por Kamille Martinho

    06/04/2020 - 18:00


    Até o momento, houve 10 óbitos e 2.511 casos foram descartados em todo o estado

    BAHIA

    - A Bahia registrou 437 casos confirmados do novo coronavírus (Covid-19), na tarde de hoje (6), segundo boletim divulgado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Até o momento, houve 10 óbitos, sendo 8 em Salvador, um no município de Utinga e um no município de Itapetinga. Outros 2.511 casos foram descartados. Ao todo, 83 pessoas estão recuperadas e 46 encontram-se internadas.

  • Conquista: Após críticas, prefeito decide revogar decreto e manda fechar comércio

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Alexandre Galvão

    06/04/2020 - 16:00


    Com a nova decisão, o comércio de produtos não essenciais vai permanecer fechado

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - O prefeito de Vitória da Conquista, Herzém Gusmão, voltou atrás na decisão de reabrir o comércio do município. A decisão foi publicada no diário oficial desta segunda-feira (06). Aliado do presidente Jair Bolsonaro, Gusmão ensaiou retomar o movimento da cidade e foi criticado. O decreto revogado previa que setores como os de vestuário, óticas, joalherias e cosméticos funcionassem das 8h às 13h. Já lojas de segmentos como eletrônicos, móveis, papelarias, entre outros, funcionariam das 13h às 18h. Shoppings, cinemas, bares, casas de show e restaurantes seguiriam fechados por, pelo menos, mais sete dias. 

  • Em Guanambi, reunião analisa pontos que podem flexibilizar a abertura do comércio; novo decreto pode ser publicado ainda hoje

    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia
    06/04/2020 - 15:30


    A reunião em questão prevê a análise de flexibilização apenas para comércios do atacado e varejo.

    GUANAMBI

    - Nesta segunda-feira (06), o prefeito de Guanambi, Jairo Magalhães, vice-prefeito Hugo Costa, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) Alvisa Prates, e comerciantes se reuniram para definir pontos que possam culminar na possível publicação de um novo decreto que possa flexibilizar a abertura do comércio. Dentro os pontos abordados, foi proposta a abertura do comércio de forma restrita e controlada; controle de entrada e saída dos estabelecimentos sobre forma de conter aglomerações; uso de EP'is por parte dos colaboradores nas medidas antisépticas e sanitárias; fiscalização colaborativa por parte do empresariado que autuar a seus pares caso for preciso; estabelecimento de multas e as demais sanções possíveis; estímulo para entrada de clientes apenas com máscaras; controle alfabético para acesso aos bancos por parte dos aposentados; obrigatoriedade do poder público de efetuar a higienização dos ambientes abertos com produtos pertinentes a higiene das ruas (como o protocolo de intenção); feira livre de forma linear com espaçamento de 3 metros; reprodução das solicitações tributárias já realizadas em ofício pela CDL;  prioridade em agências bancárias no atendimento a grupos de risco e priorizar o uso de meios eletrônicos para pagamento evitando o uso de moeda. Ouça a entrevista concedida pelo vice prefeito Hugo Costa:

    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia
    Foto:Willian Silva | Sudoeste Bahia

    Os comerciantes também se propuseram a doar máscaras e adotar medidas nas entradas como a aplicação de álcool em gel nas mãos dos clientes. Cabe lembrar que a reunião em questão prevê a análise de flexibilização apenas para comércios do atacado e varejo. As academias, bares e similares continuam com as atividades suspensas até ulterior deliberação. Bares e restaurantes, continuam a funcionar apenas no sistema delivery.  A presidente da CDL, Alvisa Prates fez uma análise sobre a situação nas agências bancárias e ressaltou que se faz necessária a normatização das filas nestes locais. Sugeriu a convocação dos aposentados e pensionistas por ordem alfabética e com hora marcada. O vice-prefeito Hugo Costa, por sua vez, disse que o Comitê de Saúde da Covid-19 e o 17° Batalhão de Polícia Militar são contra, nesse momento, a abertura do comércio. Diante do que foi apresentando, o prefeito Jairo Magalhães disse que as decisões e sugestões serão levadas para o Comitê de Enfrentamento a Covid-19 e posteriormente fará uma coletiva de imprensa para a divulgação de um possível cronograma. Um novo decreto pode ser publicado ainda hoje. Ouça a entrevista concedida pela presidente da CDL Alvisa Prates:

  • Jair Bolsonaro decide demitir ministro Mandetta, diz jornal

    Foto: Carolina Antunes | PR Foto: Carolina Antunes | PR
    Por Juliana Rodrigues

    06/04/2020 - 15:30


    De acordo com o jornal O Globo, o ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto

    POLÍTICA

    - O presidente Jair Bolsonaro decidiu demitir ainda hoje (6) o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em meio à crise do novo coronavírus. De acordo com o jornal O Globo, o ato oficial de exoneração de Mandetta está sendo preparado nesta tarde no Palácio do Planalto. A expectativa é que a decisão seja publicada em edição extra do Diário Oficial da União após reunião do presidente com todos os ministros, entre eles Mandetta, convocada para as 17h.

  • Guanambi: muitos populares descumprem medidas de segurança e ignoram isolamento social

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    06/04/2020 - 12:30


    Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de grande número de pessoas, o que não tem ocorrido em Guanambi.

    GUANAMBI

    - Diante da situação de pandemia em decorrência da Covid-19 as autoridades de saúde tem destacado como uma das medidas preventivas à propagação do Coronavírus é que todos os cidadãos, de qualquer faixa etária, evitem aglomerações e o contato próximo com outras pessoas. A recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, a exemplo de: espirro, tosse, gotículas de saliva, contato físico com uma pessoa infectada, ou toque em objetos ou superfícies contaminadas (seguido de contato com boca, nariz ou olhos). Para reduzir as chances de transmissão pelo contato com secreções, a orientação é não permanecer perto de grande número de pessoas, o que não tem ocorrido em Guanambi. Conforme registrado por leitores do Sudoeste Bahia na manhã desta segunda-feira (06), muitas pessoas estão descumprido as medidas de isolamento e se aglomerado em diversos pontos da cidade. Os principais pontos de aglomeração são: Praça Gercino Coelho, em frente ao Bradesco e próximo a Caixa Econômica Federal, lotéricas e centro da cidade. Outros pontos de grande movimentação de pessoas tem sido o Assaí Atacadista e o Mercado Municipal.

  • Eletrosom: Compre de casa em até 10x sem juros no cartão ou carnê com primeiro pagamento para junho

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    06/04/2020 - 11:05


    Além desta novidade, a loja está com grande promoção, com produtos em até 10x sem juros no cartão de credito ou no carnê, sem entrada, com primeiro pagamento somente no mês de junho.

    CAETITÉ

    - Mesmo durante o momento de isolamento social devido a pandemia de Covid-19, a Loja Eletrosom em Caetité inova no atendimento ao cliente e oferece o sistema de vendas online, por meio de  atendimento pelo WhtasApp (77) 98829-5767. Além desta novidade, a loja está com grande promoção, com produtos em até 10x sem juros no cartão de credito ou no carnê, sem entrada, com primeiro pagamento somente no mês de junho. E não se preocupe, todas as transações com compras no cartão de crédito ou carnê serão feitas online, sem a necessidade do cliente ir até a loja.

  • Bahia registra décima morte pelo coronavírus

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    Por Lara Curcino

    06/04/2020 - 10:30


    A vítima tinha 62 anos e estava internada em um hospital de Salvador

    BAHIA

    - A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) confirmou, na manhã de hoje (6), mais uma morte em razão do novo coronavírus. Agora, são 10 óbitos provocados pela Covid-19 e 402 casos da doença no estado. A vítima era uma mulher de 62 anos, residente de Salvador. Ela foi internada no dia 25 de março, em um hospital público da capital baiana, e faleceu na última sexta-feira (3), mas a causa da sua morte ainda era investigada. O resultado laboratorial foi divulgado hoje. A Sesab informou que a mulher, além de estar no grupo de risco por ser idosa, apresentava comorbidades como hipertensão, obesidade e histórico de pneumopatia.

  • Réplica da padroeira percorre as ruas de Palmas de Monte Alto e moradores emocionados acompanham a procissão em suas casas

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    06/04/2020 - 10:00


    Os populares colocaram panos brancos e galhos verdes nas janelas, portões e até mesas com imagens e velas acesas.

    PALMAS DE MONTE ALTO

    - Na tarde de sábado, 04 de abril, a Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens realizou procissão pelas ruas de Palmas de Monte Alto  com a Réplica da Imagem de Nossa Senhora. Preocupada com a contaminação do novo coronavírus por todo o Brasil e com os fieis em isolamento social, a paróquia orientou que os cidadãos ficassem em oração em frente às casas aguardando a bênção. Os populares colocaram panos brancos e galhos verdes nas janelas, portões e até mesas com imagens e velas acesas. Muitos não seguraram a emoção e muitas foram as mensagens fé e esperança externadas pelas redes sociais. “Termino este dia, muito cansado, mas ao mesmo tempo muito feliz em poder fazer este trabalho para a paróquia. Fazer chegar até os paroquianos a benção e a proteção da Mãe de Deus e dos Homens, Rainha do Sertão. Agradeço as pessoas, não mediram esforços para fazer este belo trabalho. Agradeço, também, às pessoas que com gesto de generosidade nos deu água e alimento pra matarmos a fome e a sede, bem como o trabalho dos membros da Pascom espalhados pela cidade. Quase 6 horas de caminhada. Cansativo, mas gratificante. Peço desculpas às famílias que o carro não pôde passar na sua rua. Desculpe-nos. Que Nossa Senhora Mãe de Deus e dos Homens nos proteja e nos livra de todos os males. Muito obrigado a você que nos acompanhou, se emocionou e rezou conosco e por nós",  disse o pároco em uma rede social.

  • Ministério da Educação autoriza formatura antecipada para estudantes de medicina

    Foto: Erwin Jacob Miciano | US Navy Foto: Erwin Jacob Miciano | US Navy
    Por Matheus Simoni

    06/04/2020 - 10:00


    Segundo a portaria, a colação de grau pode ser antecipada aos alunos que tenham completado a 75% da carga horária de estágio supervisionado ou internato médico

    BRASIL

    O Ministério da Educação (MEC) autorizou hoje (6) a formatura antecipada dos estudantes de medicina, enfermagem, farmácia e fisioterapia que estão no último período do curso. A medida servirá exclusivamente para atuação nas ações de combate contra o coronavírus. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira. A medida tem validade para instituições federais e particulares. Segundo a portaria, a colação de grau pode ser antecipada aos alunos que tenham completado a 75% da carga horária de estágio supervisionado ou internato médico. A complementação desses horários de estágio será realizado com período trabalhado em função da pandemia do coronavírus para conseguirem o registro profissional definitivo. Segundo a decisão, "a atuação dos profissionais é de caráter relevante e deverá ser bonificada, uma única vez, com o acréscimo de dez por cento na nota final do processo de seleção pública para o ingresso nos programas de residência". Caberá ao Ministério da Saúde a seleção e alocação dos profissionais que vão atuar no combate ao coronavírus.

  • Prefeitura de Vitória da Conquista estende suspensão de aulas e determina funcionamento parcial do comércio

    Foto: Divulgação Foto: Divulgação
    Por Juliana Almirante

    06/04/2020 - 09:30


    Aulas das redes municipal e privada vão se manter suspensas por 30 dias

    VITÓRIA DA CONQUISTA

    - A prefeitura de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, decretou que as aulas da rede municipal de educação e instituições privadas de ensino continuem suspensas por mais 30 dias. A gestão ainda liberou o funcionamento do comércio de rua com revezamento de horários. A medida começa hoje (6) e tem validade de sete dias. O funcionamento se dará em horário parcial, mediante distribuição das atividades comerciais em dois blocos, que vão se revezar diariamente entre os turnos da manhã e da tarde. Os dias de sábado e domingo vão ficar reservados para as feiras livres e demais atividades essenciais.

  • Dois homens são esfaqueados em briga no Residencial dos Pássaros, em Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    06/04/2020 - 09:00


    Nenhum dos feridos corre risco de morte.

    GUANAMBI

    - Duas pessoas ficaram feridas em briga registrada na noite deste domingo (05) na Rua A do conjunto habitacional Residencial dos Pássaros, em Guanambi. De acordo com informações da Polícia Militar, a briga foi generalizada e a guarnição acionada por populares. Ainda segundo a PM, no local, um senhor teria desferido golpes de faca em outro homem – ex-marido de sua companheira. Além disso, o senhor teria ainda atingindo com a faca outro popular que supostamente teria tentado separar a briga. As vítimas foram socorridas por equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhadas ao Hospital Geral de Guanambi. Nenhum dos feridos corre risco de morte. O autor das agressões foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia. A motivação da briga não foi informada.

  • Veículos de transporte clandestino driblam fiscalização e trazem pessoas vindas de São Paulo para a região; populares cobram rigor das autoridades

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    06/04/2020 - 08:30


    Os denunciantes cobram rigor das autoridades para fiscalizar essas ações.

    CAETITÉ

    - Internautas têm denunciando por meio das redes sociais que em vários municípios da região, entre eles, Caetité, Guanambi, Matina, Iuiú, Malhada, Carinhanha, Palmas de Monte Alto, Sebastiao Laranjeiras, Ibiassucê, Igaporã, Riacho de Santana, Caculé e Lagoa Real tem chegado vans e ônibus clandestinos com origem de São Paulo, estado onde há 4.620 casos confirmados de  covid-19 e o número de mortos chega a 275, o maior índice do país. Os proprietários destas empresas tem driblado a fiscalização e os denunciantes cobram da Vigilância Sanitária, comitê de saúde e polícia que apurem com mais rigor estes casos. 

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

    Segundo os denunciantes, são vários os meios utilizados pelas empresas para escaparem da fiscalização: muitos destes ônibus chegam a região, durante a madrugada, e os passageiros são levados as suas cidades de destino em táxis e veículos particulares. Relatos enviados por internautas à redação do Sudoeste Bahia na manhã desta segunda-feira (06), dão conta de que um ônibus clandestino, que tinha como destino o município de Caetité, desembarcou os passageiros no distrito de Pilões, zona rural de Candiba e, de lá vieram até o destino em veículos menores. A prática tem sido denunciada também nas redes sociais, inclusive, com prints de conversas dos próprios passageiros, mas até o momento nada foi feito pelas autoridades. 

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp

    Os denunciantes cobram rigor das autoridades para fiscalizar essas ações. A preocupação é que não há como saber quais as condições de saúde destes passageiros, que chegam as cidades da região de forma aleatória, podendo contaminar um grande número de pessoas caso já estejam infectados com o covid-19. O governo da Bahia prorrogou até 15 de abril o decreto que suspendeu o transporte intermunicipal e interestadual no estado. A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa.