• Três homicídios foram registrados neste final de semana em Bom Jesus da Lapa

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    20/05/2019 - 07:00

    Neste final de semana, a Polícia Civil (24ª Coorpin) registrou a ocorrência de três homicídios no município de Bom Jesus da Lapa, em menos de 48 horas. O primeiro crime ocorreu na tarde de sábado (18), em um bar situado no bairro Parque Verde, na Rua Botafogo, próximo ao Fórum. A vítima foi um topógrafo, natural de Cabrobó-PE, identificado como Bruno Bispo dos Santos, de 34 anos, o qual foi morto com vários tiros. Consta no registro do boletim de ocorrência que dois homens chegaram a bordo de uma moto, pararam em frente ao estabelecimento, e um deles efetuou vários disparos. Mesmo com buscas, nenhum suspeito foi encontrado. No mesmo dia, um jovem identificado como Estevam Marques de Souza, de 24 anos, foi atingido com vários tiros, também por dois homens desconhecidos, quando estava próximo a um bar na Salinas, por volta das 22h40. Ele morreu no local do crime. Na tarde de domingo (19), por volta das 16h, um jovem identificado como Valdivino de Oliveira Souza, de 23 anos, conhecido como “Mãozinha Carroceiro”, foi morto com vários tiros no Bairro Beira Rio.  De acordo com a polícia, dois homens que estavam montados em um cavalo chamaram a vítima, que também estava montada, e quando o jovem se aproximou foi alvejado por vários disparos de arma de fogo. Ainda segundo informações da polícia, neste caso, os dois autores estavam armados e ambos dispararam contra a vítima. Um dos suspeitos do crime já foi identificado pela polícia.

  • Trio é preso acusado de tentativa de homicídio, tráfico de drogas e ameaça em Caetité

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    20/05/2019 - 07:00

    O trio, acusado da tentativa de homicídio contra um menor de idade, teria ainda ameaçado de morte uma testemunha que presenciou o fato

    Três indivíduos, identificados como: Clériston Fernandes Silva de Assis, vulgo “Menzão”; Gleidson da Silva Reis, vulgo “Kinho Matador”; e Pedro Henrique Rodrigues Borges, vulgo “Peu”; foram detidos e encaminhados à delegacia na tarde de sábado (18) por policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), acusados de tentativa de homicídio, tráfico de drogas e ameaça, em Caetité. De acordo com informações da polícia, durante rondas ostensivas naquela cidade, a guarnição foi informada sobre uma tentativa de homicídio na noite anterior.

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar

     Após rondas e abordagens, os policiais localizaram os suspeitos e, durante abordagem, foi encontrada uma arma de fogo, tipo revólver, que teria sido usada na tentativa de homicídio e ainda no homicídio da vítima de prenome Francismaike, ocorrido no mês de março, na mesma cidade.  Com os citados ainda foi encontrada uma balança de precisão e 12 (doze) porções de cocaína, todo o material foi apreendido. O trio, acusado da tentativa de homicídio contra um menor de idade, teria ainda ameaçado de morte uma testemunha que presenciou o fato. Os acusados e todo material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Caetité.

  • Após ser vítima de tentativa de homicídio, homem tenta dirigir baleado até hospital e colide carro contra árvore em Brumado

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    20/05/2019 - 07:00

    Na noite do último domingo (19), um homem identificado como Ivonildo Pereira foi vítima de tentativa de homicídio  em um bar na Vila Presidente Vargas, em Brumado. De acordo com informações passadas ao site Sudoeste Bahia, quando estava no estabelecimento a vítima foi abordada por um homem que se aproximou, iniciou um diálogo, mas em seguida  sacou um revólver e deflagrou tiros contra Ivonildo. Pessoas que estavam no bar entraram em pânico.  Mesmo ferido, Ivonildo pegou seu carro que estava estacionado na porta do bar e saiu em direção ao Hospital Professor Magalhães Neto. Durante o percurso, porém, ele colidiu o carro contra uma árvore. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) o socorreu e encaminhou a referida unidade de saúde.  O crime é investigado pela Polícia Civil (20ª Coorpin).

  • Tragédia no Sudoeste Baiano: Homem mata o próprio irmão a facadas

    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Foto: Divulgação | Polícia Militar
    Por Nildo Freitas

    20/05/2019 - 06:00

    Na tarde de sábado (18) policiais militares da 79ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Poções prenderam em flagrante Thiago Sampaio dos Santos de 28 anos, por ter assassinado o seu próprio irmão com golpes de faca no distrito de Valentim, na cidade Boa Nova. Segundo a polícia, os irmãos se desentenderam e entraram em vias de fato, quando Thiago sacou uma faca e desferiu golpes no próprio irmão, identificado como Geovane Sampaio dos Santos, de 34 anos. O autor do crime foi apresentado à autoridade competente para a adoção das medidas cabíveis no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep) em Vitória da Conquista.

  • Eventos contra a reforma da previdência são realizados em Malhada e Palmas de Monte Alto

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação
    20/05/2019 - 06:00

    Agricultores familiares, movimentos sociais, sindicatos e entidades ligadas à agricultura familiar e ao trabalho no campo se reuniram neste sábado, 18, em Malhada e, também, Palmas de Monte Alto, na região do Médio São Francisco, para debater e discutir os prejuízos que podem ser causados pela reforma da previdência aos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil, especialmente, os rurais, caso o projeto do governo Bolsonaro seja aprovado. As Audiências Públicas “Não à Reforma da Previdência” são iniciativas dos deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) em parceria com lideranças políticas dos municípios e têm por objetivo informar a população sobre os riscos aos direitos previdenciários e sociais representados por uma possível aprovação da reforma. “A proposta do Bolsonaro é pior que proposta do Temer. É uma proposta que aumenta a alíquota, aumenta a contribuição; aumenta o tempo de contribuição do trabalhador, que terá que contribuir no mínimo 20 e no máximo por 40 anos; aumentam a idade mínima dos homens de 60 para 65 anos e das mulheres – que atualmente é de 55 anos – eles estão aumentando para 62 anos. Então, de uma forma geral, eles aumentam o tempo, aumentam a idade, e, no final, o benefício da aposentadoria vai acabar sendo menor, pois eles também mudaram a forma de se fazer o cálculo”, explicou o deputado federal Wldenor Pereira, que está acompanhando de perto o projeto na Câmara Federal. Zé Raimundo alertou para o fato de ser preciso atenção da população e cobrança da sociedade de seus representantes no Congresso Nacional, para que “uma reforma, claramente, prejudicial ao povo” não seja aprovada.

    Foto: Divulgação
    Foto: Divulgação

    O deputado revisitou a história das lutas e conquistas sociais no Brasil para explicar o atual momento político. “Neste caso da previdência, tem coisas que, às vezes, a gente não percebe. Se a sociedade quer ser sadia, a riqueza nacional tem de ser dividida para a gente garantir isso. Nós vínhamos construindo essas possibilidades com as políticas sociais do nosso governo, com a valorização dos homens e mulheres trabalhadores, com o crescimento e fortalecimento do mercado de trabalho, com a distribuição de renda, com a qualificação da população. Mas a elite raivosa, desumana, quer destruir essas conquistas históricas”. Os eventos contaram com grande representatividade política da região. Em Malhada, estavam presentes diversas entidades como a Fetag (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar da Bahia), o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Malhada (STTR), a Contag (Confederação dos Trabalhaores Rurais na Agricultura), a Central dos Trabalhadores e trabalhadoras do Brasil (CTB), o Polo Sindical, além  do ex-prefeito Gimmy Ramos; do presidente da Câmara Municipal, Manuel Messias; dos vereadores Manuel Rufino,Juliene, Cristiano e Rafael; dos companheiros Roberto (presidente do PT), Raimundo de Basileo (presidente do STTR), Salvador (secretário STTR), Mirtes (representante das Associações Rurais) e Neto (representante dos Assentamentos). Já em Palmas de Monte Alto as lideranças presentes foram o prefeito Manoel Rubens, as vereadoras Adenúsica e Selma, o presidente do PT, Carlos Porto, o presidente do Grupo de Economia Popular de Palmas de Monte Alto – GESP, Badaró e o diretor do Sindicato dos trabalhadores Rurais (STR) de Palmas de Monte Alto, Fabrício.

  • Brasil está entre estagnação e depressão econômica, diz relatório

    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Foto: Marcello Casal Jr. | Agência Brasil
    Por Juliana Almirante

    19/05/2019 - 08:00

    Estudo aponta para continuidade do cenário de queda nos lucros, perda do poder aquisitivo da população e desemprego

    Relatório da consultoria AC Pastore aponta que o Brasil não apenas está vivendo a mais lenta retomada econômica da história como caminha para a depressão. O estudo “A Depressão Depois da Recessão”  foi divulgado hoje (19) pela Folha. A consultoria AC Pastore é do ex-presidente do Banco Central Affonso Celso Pastore. No “Dicionário de Economia do Século 21”, Paulo Sandroni a define depressão como “fase do ciclo econômico em que a produção entra em declínio acentuado, gerando queda nos lucros, perda do poder aquisitivo da população e desemprego”. O relatório considera como principal critério para caracterizar o estado depressivo da economia brasileira a estagnação da renda per capita. O valor que é obtido pela divisão do  Produto Interno Bruto (PIB) do país pelo número de habitantes. Como o PIB avançou apenas 1,1% em 2017 e 2018 e a população do país, por sua vez, aumenta 0,8% ao ano, o ganho de renda para cada brasileiro foi de “magnitude insignificante” no período, aponta o estudo. O mesmo vai ocorrer se o PIB de 2019 crescer de fato em torno de 1%. “Com a renda per capita mantendo-se por três anos 8% abaixo do pico prévio, só nos resta definir a situação como característica de uma depressão”, conclui o relatório.

  • Segundo homicídio é registrado em menos de duas horas em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira

    18/05/2019 - 22:30

    Ambos os crimes foram praticados por dois suspeitos a bordo de uma motocicleta

    A Polícia Militar (PM) registrou o segundo homicídio em menos de duas horas neste sábado (18), em Guanambi, no Centro Sul Baiano. O primeiro assassinato ocorreu por volta das 18h50 quando um homem de 25 anos foi morto a tiros no bairro Monte Azul. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, ambos os crimes foram praticados por dois suspeitos a bordo de uma motocicleta, mas ainda não é possível determinar se a dupla é responsável pelos dois assassinatos. Conforme a PM, o segundo homicídio ocorreu, por volta das 20h20, na Rua Lagedão, no bairro Monte Pascoal e teve como vítima Erivaldo Pereira dos Santos, mais conhecido como “Erim”, de 37 anos, que foi atingido por tiros na cabeça. Ele não resistiu e morreu ainda no local. Após perícia, o corpo foi removido e encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. Ainda segundo a PM, durante a ação criminosa, Antônio Marcos Gomes dos Reis, foi atingido por disparos na região do abdômen e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) e encaminhado para a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG). O estado de saúde dele não foi informado pela unidade de saúde. Até a publicação desta reportagem, ninguém havia sido preso. Quem tiver informações que ajudem na apuração podem repassar, de forma anônima, pelo telefone da PM, 190, ou pelo Disque Denúncia da Polícia Civil, 197.

  • Homem é morto a tiros por dupla em moto no bairro Monte Azul, em Guanambi

    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Foto: Leitor Sudoeste Bahia | Via WhatsApp
    Por Marcos Oliveira

    18/05/2019 - 21:30

    Dois homens em uma moto abriram fogo contra a vítima, que morreu na hora. Serviço de Inteligência da 22ª Coorpin investigará o caso.

    Um homem de 25 anos foi morto a tiros na noite deste sábado (18), na rua A, no bairro Monte Azul, em Guanambi, no Centro Sul Baiano. O crime ocorreu por volta das 18h50. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, ele caminhava pela via quando foi atingido pelos disparos. A vítima foi identificada como Michael Bruno Souza Gomes. Testemunhas contaram à Polícia Militar que dois homens em uma moto fizeram vários disparos de arma de fogo contra a vítima. As testemunhas não souberam informar as características dos autores. Quando a PM chegou ao local a vítima havia morrido. O corpo foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi. O caso está sendo investigado pelo Serviço de Inteligência (SI) da 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Guanambi) e a suspeita inicial é que o crime tenha relação com o tráfico de drogas.

  • Brumado: Instrutor é acusado de 'estupro de vulnerável' por abusar aluno de 6 anos

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    18/05/2019 - 19:00

    A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar uma denúncia de estupro de vulnerável à uma criança de 6 anos, em Brumado. Segundo o site 97News, a mãe da criança relatou a Polícia que "seu filho chegou em casa do colégio com lesões no pênis". Ainda segundo a mãe, "ao dar banho em seu filho, a criança narrou que o instrutor tirou seu short e sua cueca, jogou as vestes no chão, colocou o mesmo no colo e começou a pegar no pênis, enquanto assistia um filme". As investigações começaram após os pais registrar ocorrência. Segundo apurou a reportagem, o Monitor/Instrutor de 46 anos ministra cursos de artes e cultura  na Escola Municipal Miriam Azevedo Gondim Meira, localizada na comunidade de Lagoa Funda, zona rural de Brumado. As investigações começaram desde a última terça-feira (14), após os pais do estudante procurar a polícia. Segundo o Boletim de Ocorrência, o fato aconteceu no dia 13 de maio, e teria sido cometido durante a aula. O suspeito é instrutor de outras unidades de ensino do município e, bastante conhecido na comunidade brumadense. A Polícia não divulgou o nome do suspeito para não atrapalhar as investigações. A direção e funcionários da escola serão ouvidos durante as investigações. 

  • Enem 2019 recebe mais de 6 milhões de inscrições

    Foto: Juliana Andrade
    Foto: Juliana Andrade
    Por Leo Sousa

    18/05/2019 - 17:30

    O número final será conhecido somente quando terminar o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que vai até o próximo dia 23

    O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) recebeu mais de seis milhões de inscrições para a edição 2019. O balanço foi divulgado na noite de sexta (17) pelo Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pela prova. O número final será conhecido somente quando terminar o prazo para pagamento da taxa de inscrição, que vai até o próximo dia 23. O valor é de R$ 85. No ano passado, foram 6,7 milhões de inscritos. Desses, 5,5 milhões foram confirmados (pagaram a taxa ou tiveram isenção).

  • Bahia: Governo promove mais de 22 mil professores do magistério público estadual

    Foto: Reprodução
    Foto: Reprodução
    18/05/2019 - 16:00

    Gestão Rui Costa (PT) também autorizou a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação de 754 educadores

    A gestão Rui Costa (PT), por meio da Secretaria da Educação, publicou neste sábado (18), no Diário Oficial, a progressão nos graus da carreira de 22.763 educadores da rede estadual de ensino. O objetivo, segundo a administração estadual, é valorizar a carreira do magistério público estadual. Na mesma publicação, o governador autorizou a mudança de padrão por conclusão de cursos de pós-graduação (especialização, mestrado e doutorado) de 754 educadores, sendo 731 professores e de 23 coordenadores pedagógicos. Ao todo, de 2015 a 2019, já foram concedidos pelo Estado mais de 100 mil benefícios, como gratificação de estímulo ao aperfeiçoamento profissional, promoção nos graus e progressão funcional por avanço vertical na carreira do magistério público estadual dos Ensino Fundamental e Médio. A progressão da carreira contempla os 22.763 professores e coordenadores pedagógicos que concluíram o curso on-line “Uso Pedagógico de Tecnologias Educacionais”, ofertado na modalidade a distância no ambiente virtual da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Com a promoção no grau da carreira do magistério, os educadores tiveram um ganho real de 14% no vencimento básico, divididos entre os anos de 2018 e 2019, sendo que 6% da promoção foram antecipados pela inscrição do modulo II, em setembro de 2018. O investimento total do Estado com a medida gira em torno de R$ 348 milhões. Sobre o curso - As aulas do curso online, também conhecido como CATE 3, foram realizadas por meio de uma estrutura tecnológica e metodológica que possibilitou aos professores e coordenadores pedagógicos acessá-lo por meio de ambiente virtual de aprendizagem. O curso teve a carga horária integral de 120 horas e foi constituído de dois módulos de 60h cada. O primeiro teve três etapas divididas em: Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) para a comunicação e coleta de dados; TDIC para Comunicação, Produção e Colaboração; e Avaliação do Módulo. O segundo módulo também teve três etapas divididos em: TDIC para Organização e Criação; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; e Avaliação do Módulo.

  • ProUni para o segundo semestre abre inscrições próxima segunda-feira

    Foto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Foto: Valter Campanato | Agência Brasil
    Por Aline Reis

    18/05/2019 - 15:00

    Programa oferece bolsas em instituições de ensino superior privadas

    As instituições de educação superior que desejarem participar da edição do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre deste ano têm até o dia 20 para manifestar interesse, por meio do Sistema Informatizado do ProUni, o SisProUni, na internet. A formalização é obrigatória para aquelas que desejam participar do programa tanto no caso de primeira adesão quanto de renovação, conforme informa a Agência Brasil. Após a manifestação de interesse, a adesão ao ProUni deverá ser feita até o dia 27. O ProUni concede bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em instituições privadas de educação superior. Em contrapartida, as instituições recebem isenção de tributos. Na primeira edição deste ano foram ofertadas 243.888 bolsas de estudo em 1.239 instituições particulares de ensino. Do total de bolsas, 116.813 eram integrais e 127.075 parciais, de 50% do valor das mensalidades.

  • Homem tem fratura exposta na perna após cair de moto na zona rural de Guanambi

    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    Foto: Marcos Oliveira | Sudoeste Bahia
    18/05/2019 - 13:00

    Um motociclista de 28 anos ficou gravemente ferido após sofrer um acidente na noite desta sexta-feira (17), em uma estrada vicinal em Ceraíma, zona rural de Guanambi, no Centro Sul Baiano. De acordo com informações obtidas pelo Sudoeste Bahia, a vítima identificada como sendo Lindevaldo Ribeiro Nascimento, morador da Fazenda Baú, perdeu o controle da motocicleta, sobrou em uma curva e ao cair teve uma fratura exposta na perna esquerda. A vítima foi socorrida para a emergência do Hospital Regional de Guanambi (HRG), onde ainda permanece internado.

  • Idosa morre após ser picada por uma cobra coral na zona rural de Caetité

    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    Foto: Rafa Nunes | Sudoeste Bahia
    18/05/2019 - 10:30

    Uma idosa de 87 anos morreu no início da manhã deste sábado (18), após ser picada por uma cobra coral na Fazenda Gurunga, região de Pajeú dos Ventos, zona rural de Caetité, no Centro Sul Baiano. De acordo com informações obtidas pelo site Sudoeste Bahia, a vítima identificada como sendo Maria da Glória de Jesus não resistiu a ação do veneno e faleceu em casa. O corpo da idosa foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Guanambi onde vai passar por exames de necropsia.

  • Dirceu se apresenta à PF em Curitiba para cumprir pena na Lava Jato

    Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasi
    Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom | Agência Brasi
    17/05/2019 - 22:05

    Esta é a segunda condenação de Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato; prisão foi determinada na quinta (16), pela 13ª Vara Federal em Curitiba.

    Após o prazo determinado pela Justiça, o ex-ministro José Dirceu se apresentou na noite desta sexta-feira (17) na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba para começar a cumprir pena de pena de oito anos e dez meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Esta é a segunda condenação de Dirceu no âmbito da Operação Lava Jato. A prisão foi determinada na quinta (16), pela 13ª Vara Federal em Curitiba. Conforme a decisão judicial, o ex-ministro deveria ter se apresentado à PF até as 16h, mas ele não chegou no horário determinado. Segundo a defesa, Dirceu saiu de Brasília durante a madrugada desta sexta, fez o trajeto até Curitiba de carro, mas, devido ao mau tempo na estrada, não conseguiu chegar no horário determinado pelo magistrado. A primeira condenação de Dirceu na Lava Jato foi proferida pelo então juiz federal Sergio Moro, em março de 2017, quando o ex-ministro foi considerado culpado por ter recebido R$ 2,1 milhões em propina proveniente de contratos na Petrobras, entre 2009 e 2012. Segundo a denúncia do Ministério Público Federal (MPF), parte desse valor foi recebida por meio de 118 voos em táxis-aéreos. A pena inicial estipulada foi de 11 anos e três meses de reclusão. A condenação foi confirmada pela Oitava Turma do TRF4 em setembro do ano passado. A pena, porém, foi abrandada, sendo reduzida para oito anos e dez meses. Em seguida, a defesa do ex-ministro apresentou diversos recursos em forma de embargos, prolongando o desfecho do caso na segunda instância. Com informações da Agência Brasil.