• 1º Mutirão de Cirurgias de Catarata 2018 é realizado com sucesso em Caetité

    Foto: Divulgação | Ascom PMC Foto: Divulgação | Ascom PMC
    08/01/2018 - 17:15


    CAETITÉ

    Mais uma vez o Governo Participativo, através da Secretaria Municipal de Saúde, demonstrando compromisso para com a saúde da população caetiteense, saiu na frente e realizou o 1º MUTIRÃO DE CIRURGIAS DE CATARATA DE 2018, na Bahia. O programa da estratégia itinerante: Saúde Sem Fronteiras Oftalmologia é uma ação grandiosa, realizada em parceria com o Governo do Estado, que atendeu na UPA, entre os dias 5, 6 e 7 de janeiro, mais de 600 pessoas de Caetité e de outros 22 municípios da Bahia e região Sudoeste. A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, destacou a importância do programa para Caetité, que pautou suas ações na responsabilidade e eficiência dos procedimentos realizados. “Com muita agilidade, eficiência e carinho, uma equipe composta por mais de 100 profissionais atenderam uma demanda diária de 200 pacientes, com três cirurgiões fazendo cirurgias que duraram, em média, 10 minutos. Esse é um excelente trabalho, voltado para a saúde ocular, no qual os pacientes chegam praticamente sem enxergar, com uma dependência física enorme devido à diminuição da acuidade visual e, em minutos, sai do centro cirúrgico com a visão bem melhorada”, declarou Cynthia.

    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Foto: Divulgação | Ascom PMC

    Os pacientes se mostraram bastante satisfeitos com os procedimentos realizados. Como é o caso de Dona Valmira Rodrigues Vieira, que comemorou a rápida evolução na sua visão depois da cirurgia. “Não tenho palavras para agradecer a Aldo e sua equipe, por toda a atenção que recebi desde que cheguei aqui. Essa é uma ação que traz mais qualidade de vida pra gente. Acabei de fazer minha cirurgia, que foi bem rápida e tranquila, e já estou enxergando bem melhor”. Outra que não escondeu seu contentamento foi Dona Josadália Souza: “Quando me disseram que era mutirão eu fiquei um pouco apreensiva, pensando que a equipe não daria conta, porque era muita gente. Mas o que eu vi aqui foi um cuidado minucioso, um atendimento cheio de atenção, o que me deixou bastante tranquila e confiante!”, destacou Josadália Souza, residente em Caetité.Dona Zumelita Maria, também fez questão de registrar sua gratidão ao Governo Participativo, na pessoa do Prefeito: “Eu quero agradecer a oportunidade que o nosso Prefeito Aldo deu pra gente. Que traz tantas coisas boas pra nós, como a realização dessas cirurgias. Em vez de viajarmos pra fora, podemos fazer tudo aqui, no conforto da nossa cidade”, ponderou.

    Foto: Divulgação | Ascom PMC
    Foto: Divulgação | Ascom PMC

    O prefeito Aldo Gondim enalteceu a equipe do Governo Participativo que, através da Secretaria de Saúde do município, deu todas as condições de infraestrutura e de logística para que Caetité pudesse receber este projeto, que é uma parceria com o Governo do Estado. “Essa iniciativa é prova da preocupação do nosso Governo, em levar uma melhor qualidade de vida para o menos favorecidos, continuando com a política pública social que vem sendo desenvolvida em nosso município há quase 10 anos. Essa parceria com o Governo do Estado rende frutos positivos, pois demonstra o quanto estamos preocupados com a saúde da população caetiteense e como o Governo do Estado se preocupa e investe na saúde dos baianos. Acredito que o objetivo deste programa, de reduzir ao máximo a fila de espera por cirurgias de catarata na região, oferecendo à população atendimento de qualidade, neste primeiro momento em Caetité, foi alcançado. Sabemos que muita gente que foi atendida encontraria dificuldades para se deslocar até um grande centro, para fazer essa cirurgia. Muitos estavam há algum tempo com o problema e não tinham como buscar o tratamento fora e demos essa oportunidade, com toda estrutura disponibilizada pelo Município. Ajudar as pessoas é muito gratificante e deve ser o dever do gestor público, devendo essa ajuda ser feita de maneira responsável, como vemos neste Projeto. Isso nos mostra que estamos no caminho certo. E tenho certeza que o êxito desta Ação nos credencia para que outras tantas se realizem em nosso município. Lutarei incansavelmente com a equipe do Governo Participativo, para que todos tenham uma melhor qualidade de vida e para oferecer o atendimento que o povo merece”, finalizou o prefeito.

MAIS NOTÍCIAS