• Renova Energia e SunEdison criam joint venture para impulsionar energia solar no Brasil

    Foto: Reprodução Foto: Reprodução
    25/11/2014 - 01:06


    Nacional

    A Renova Energia (RNEW11), maior empresa de energia renovável em capacidade instalada no Brasil, e a SunEdison Brasil (NYSE:SUNE) – Projetos, Montagem e Instalação de Empreendimentos de Energia Solar Ltda., líder mundial no fornecimento de serviços de energia solar, anunciam hoje a criação de uma joint venture para o desenvolvimento de 1 GW de projetos com essa fonte no País. A operação estabelece participação igual de ambas as empresas no negócio -- 50% da Renova e 50% da SunEdison. A joint venture precisa da anuência da Aneel e está sujeita às medidas suspensivas de outros órgãos reguladores do mercado brasileiro.

     

    A joint venture foi concebida com o objetivo de ser o veículo exclusivo das duas companhias para operar e comercializar projetos para o suprimento de energia solar no mercado regulado brasileiro. E já nasce com grandes diferenciais competitivos: a experiência da Renova em desenvolvimento, construção e operação de grandes projetos de energias renováveis, especialmente em relação a financiamento, regulação e transmissão; e a expertise da SunEdison em escolha de tecnologias, otimização de projetos, processos de construção e vasta experiência em desenvolvimento e operação de parques solares em diversos países.

     

     

    Integram o portfólio da joint venture as quatro plantas contratadas no Leilão de Energia de Reserva (LER 2014) com 106.9 MWp de capacidade instalada, que serão implantadas até 2017 no sudoeste da Bahia, região onde a Renova opera parques eólicos, e que terão como fornecedora de módulos e trackers a SunEdison Products Singapore Pte. Ltd., uma empresa do grupo SunEdison. O acordo atende aos requisitos do Banco Nacional para o Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e garante o acesso às melhores tecnologias disponíveis no mercado com preços fixados em reais, assegurando competitividade e mitigando riscos relacionados à variação cambial.

     

    A SunEdison e a Renova acreditam no desenvolvimento da energia solar no Brasil, país onde essa fonte é abundante e com um histórico de preferência por geração renovável. Recentemente, o País regulamentou o uso da energia solar e incluiu definitivamente a fonte no planejamento para o abastecimento energético interno.

     

    Para o diretor-presidente da Renova Energia, Mathias Becker, a empresa vem se preparando há mais de dois anos para esse momento da energia solar. “A criação da joint venture com a SunEdison vai fortalecer ainda mais a nossa estratégia de participação do desenvolvimento desse mercado no Brasil. É uma parceria que nos dará maior competitividade para os leilões que se realizarão nos próximos anos”, salienta. Becker ainda ressalta a união de conhecimentos das duas empresas. “Essa união vem sendo construída a quatro mãos e só foi possível porque a SunEdison, desde o início, permitiu uma aproximação muito transparente. A partir de agora, vamos aproveitar nossas sinergias para o desenvolvimento e operação de projetos de larga escala.”

     

    “Estamos muito orgulhosos dessa parceira com a Renova, a companhia mais inovadora e respeitada no mercado brasileiro de energias renováveis. A Joint Venture demonstra mais uma vez nossa habilidade em atrair os melhores parceiros para o fornecimento de soluções competitivas de energias limpas que contribuem para o desenvolvimento de redes sustentáveis de energia”, afirma José Perez, presidente da SunEdison para a América Latina e EMEA. “Estamos muito contentes em trazer nossa expertise em projetos globais e a confiança que conquistamos junto às maiores instituições financeiras internacionais para o mercado brasileiro, além de reforçar nossa liderança na indústria de energia solar da América Latina”, conclui o executivo. 

     

    Sobre a Renova Energia

     

    A Renova Energia S.A. (RNEW11) é uma companhia de geração de energia por fontes renováveis com foco em parques eólicos, pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) e projetos de energia solar. A companhia foi a primeira do setor de energia renovável do Brasil a ter suas ações listadas na BM&FBOVESPA. A empresa faz a prospecção, desenvolvimento e implantação de empreendimentos de geração de energia renovável. Nos seus 13 anos de atuação, a Renova investiu na formação de uma equipe multidisciplinar, altamente capacitada e composta por profissionais com experiência no setor elétrico.

     

    No LER 2014, realizado em 31 de outubro, a Renova vendeu 42,7 MW médios, correspondente a 150,4 MW de capacidade instalada de energia eólica e solar. Com esta comercialização, a capacidade instalada contratada da companhia passa de 2.301,1 MW para 2.451,5 MW, sendo 2.154,4 MW de eólico, 190,2 MW de PCHs e 106,9 MWp de solar.

     

    Sobre a SunEdison

     

    A SunEdison (NYSE:SUNE) é líder global na transformação de como a energia é gerada, distribuída e  adquirida. A companhia fabrica tecnologia solar e desenvolve, financia, instala e opera usinas de energia solar distribuída, entregando preço de energia elétrica e serviços aos seus clientes residenciais, comerciais, governamentais e de órgãos públicos. A SunEdison também fornece gestão de ativos, monitoramento e relatórios de serviços para centenas de sistemas solares no mundo inteiro através do Renewable Operation Center (ROC), centro de operações da empresa. Tem escritórios na América do Norte, Europa, América Latina, África e Ásia. As ações ordinárias da companhia são listadas na New York Stock Exchange sob o símbolo "Sune". Para mais informações, visite o site www.sunedison.com

    CONTINUE LENDO

MAIS NOTÍCIAS